Data: 17-05-2012
Criterio: D2
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG: Marcelo
Especialista(s):
Justificativa
Hypolytrum lucennoi ocorre em menos de cinco situações de ameaça e está sujeita a uma série de ameaças incidentes sobre as Florestas de Tabuleiros, como o desmatamento e a expansão de áreas de pastagens, além das plantações de cacau (cabruca) no sub-bosque de florestas nativas.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Hypolytrum lucennoi M.Alves & W.W.Thomas;
Família: Cyperaceae
Hypolytrum lucennoi pertence à seção Hypolytrum e se assemelha às espécies H. schraderianum, H. glomerulatum e H. verticillatum; mas pode ser facilmente reconhecida pelos paracládios reflexos e espigas em agrupamentos terminais (Alves et al., 2002).
Ocorre no sul do Estado da Bahia e no Espírito Santo (Alves et al., 2002).
Erva perene, cespitosa, rizomatosa, que habita áreas florestais do sul da Bahia. Fértil de abril a novembro e polinizado por insetos.
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade
high
Detalhes
A espécie ocorre em uma região carente, onde grande parte da população utiliza-se dos recursos naturais abundantes da região como principal fonte de sustento. Áreas de florestas vêm sendo amplamente suprimidas para dar lugar ao plantio de Eucalipto. Os sistemas tradicionais de cabrucas (plantações de cacau,Theobroma cacao), que apesar de manterem parte do componente arbóreo das florestas intacto, não permite que plantas do sub bosque da floresta, como S. bahianum mantenham suas populações viáveis, uma vez que são imediatamente suprimidos (Araujo et al., 1998). O cultivo da seringueira (Hevea brasiliensis) também é responsável pela supressão de trechos significativos de florestas. A expansão da pecuária e consequente abertura de pastagens sobre fragmentos florestais em propriedades particulares têm aumentado significativamente após a crise no cultivo de cacau, e segundo Araujo et al. (1998), esta atividade possui enorme potencial para expandir-se nos próximos anos.
1.1.4 Livestock
Severidade
high
Detalhes
A expansão da pecuária e consequente abertura de pastagens sobre fragmentos florestais em propriedades particulares têm aumentado significativamente após a crise no cultivo de cacau (Araujo et al., 1998)
1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Severidade
medium
Detalhes
Áreas de florestas vêm sendo amplamente suprimidas para dar lugar ao plantio de Eucalipto.
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Presente no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).
- ALVES, M. V.; THOMAS, WM. W. Four new species of Hypolytrum RICH. (Cyperaceae) from Costa Rica and Brazil. Feddes Repertorium, v. 113, n. 3-4, p. 261-270, 2002.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- ARAUJO, M.; ALGER, K.; ROCHA, R.; MESQUITA, C.A.B. A Mata Atlântica do Sul da Bahia: situação atual, ações e perspectivas., Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Instituto Florestal), São Paulo, p.27, 1998.
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
CNCFlora. Hypolytrum lucennoi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hypolytrum lucennoi
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 19:37:26